terça-feira, 14 de junho de 2011

Como os gatos caem na maioria das vezes em pé?


            Os gatos desenvolveram uma super agilidade para fazer movimentos, que, quando associados à sua flexibilidade e senso de equilíbrio privilegiado, torna-os capazes de virar o corpo sobre as patinhas.
            Temos que lembrar que eles também possuem quatro patas o que diminui o impacto de uma queda e possuem ossos com elasticidade apenas 1/10 menor do que a da borracha, conferindo ao animal 90% de chance de sobrevivência no caso de uma queda do 10º andar de um prédio.
            Porém não é exatamente todo gato que cai em pé, na verdade é melhor para eles caírem de uma altura maior porque precisam de um ‘tempinho’ para entenderem que estão caindo e adotarem a postura correta e capaz de amortecer a queda, por isso que as chances de sobrevivência diminuem para os felinos que despencam até do 7º andar.
            Funciona mais ou menos assim: quando o gato começa a cair, olhos, ouvidos, pêlos e bigodes captam a posição do animal no espaço e enviam ao cérebro que responde com ordens aos músculos para que a postura seja corrigida e o corpo seja alinhado, daí instintivamente, o animal encolhe o corpo para atingir a velocidade mais rápida da queda e na velocidade final, relaxa e se estica, oferecendo maior resistência ao ar, como se virasse um pára-quedas, freando o corpo. Isso sim que é "radical" né? (risos)

Por Nanda Thomaz
Gostou do meu texto???
Mande sua opinião: nanda_thomaz@hotmail.com

2 comentários:

  1. hahha pode falar, vc inventou isso...

    Brincadeira Nanda, muito legal, e eu q gosto de gatos nao sabia disso tudo..

    parabens... bjo

    ResponderExcluir
  2. Eh saber fisiologia é lindoo!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir